STEFANA DE MACEDO
(Stefana de Moura Macedo) 
29/1/1903, Recife, PE -  1/9/1975, Rio de Janeiro, RJ 
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    Stefana de Macedo foi uma das principais cantoras-pesquisadoras brasileiras, a quem nossa memória folclórica muito deve, incluiu 43 músicas de características regionais nos seus 22 discos gravados. São cocos, toadas pernambucanas, cateretês, maracatus, corta-jacas, baiões, canções do Amazonas, tanto de domínio público (muitas vezes com adaptações suas) quanto de autores conhecidos, numa época em que só homens atuavam nesse setor, abrindo caminho para artistas que vieram depois, como Dilu Mello, Inezita Barroso e Ely Camargo. Quando tinha nove anos de idade, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, onde estudou no Colégio R. William e teve aulas de violão com Patrício Teixeira e Rogério Guimarães, logo começando a cantar e tocar em festas familiares.Em 1926 apresentou-se ao violão no Cassino do Copacabana Palace, quando esse instrumento ainda estava restrito à então chamada malandragem. No ano seguinte, apresentou-se no I.N.M., no Rio de Janeiro, e no Teatro Municipal, de São Paulo. Em 1928 estreou em disco interpretando pela Odeon as canções "Tenho uma raiva de vancê" e "Sussuarana", ambas de Luiz Peixoto e Hekel Tavares. "Sussuarana" obteve grande sucesso, embora tivesse sido gravada pouco antes por Gastão Formenti. No mesmo ano, gravou de Catulo da Paixão Cearense o samba "Leonor" e de Hekel Tavares e Joracy Camargo, a canção "Lua cheia". Em 1929 apresentou-se no Teatro Municipal, de São Paulo e gravou pela Columbia o samba-choro "Bambalelê", a canção "Stela", os corta-jaca "A mulher e o trem" e "O homem e o relógio", o cateretê "Bicho caxinguelê", a toada "Saia do sereno", o batuque "Dança do Quilombo dos Palmares", talvez a música brasileira mais antiga conhecida, com a primeira gravação de um batuque com batida na caixa do violão, executada por ela, e a canção "História triste de uma praieira" seu maior sucesso, todos de motivo popular, com arranjos de sua autoria. No mesmo ano, gravou de João Pernambuco os cocos "Tiá de Junqueira" e "Biro biro iaiá" e as toadas "Siricóia" e "Vancê", esta última em parceria com E. Tourinho. Em 1930 gravou pela Colúmbia o batuque "Mãe Maria Camundá" de sua autoria e o baião "Estrela D'Alva" de João Pernambuco. No mesmo ano gravou a toada "Como se dobra o sino", de motivo popular com arranjos de sua autoria. Tambem fez arranjos de outros motivos populares, entre os quais o coco "O-le-lê Tamandaré" e a canção "Rede do Ceará". Gravou diversas composições de João Pernambuco, entre as quais "Manaca dos gerais", de parceria de João e E. Tourinho. Gravou diversas composições de Amélia Brandão Nery, entre as quais a cantiga "Casa de farinha" e a canção "Nos cafundó do coração". Ainda em 1930 gravou do compositor pernambucano Raul Moraes o coco "Lenhadô". Em 1931 cantou no filme Coisas nossas, de Alberto Byington. Em 1933 gravou de sua autoria, o maracatu "Dois de oro" e a canção "Sodade véia". Em 1935 deu dois recitais no Teatro Colón, de Buenos Aires, Argentina; no primeiro, com a presença do mundo oficial da Argentina e do Brasil, executou na primeira parte suas canções ao violão e, na segunda, com Villa-Lobos ao piano, músicas do compositor. Em 1939 regravou a canção "História triste de uma praieira", com arranjos de sua autoria e versos de Adelmar Tavares. Em 1942 gravou a canção "Rede do Ceará", de motivo popular e arranjos de sua autoria. Em fins dos anos 1950, a cantora Ely Camargo gravou de sua autoria e Aldemar Tavares, "História triste de uma Praieira". A partir dos anos 1950 só se apresentava em raros recitais, consolidando, contudo, uma aura de elegância e sofisticação, sempre saudada por intelectuais, críticos e até músicos eruditos. Em 1968 gravou histórico depoimento para a posteridade no Museu da Imagem e do Som. Passou seus últimos anos de vida na cidade de Volta Redonda, sempre esquecida pela chamada grande "mídia".

DISCOGRAFIA

ODEON 10204/1928 - 78 RPM (Odeon 10.204)
1. Tenho Uma Raiva De Vancê (Hekel Tavares / Luis Peixoto) 
2. Sussuarana (Luis Peixoto / Hekel Tavares)
ODEON 10209/1928 - 78 RPM (Odeon 10.209)
1. Zamba Cordobeza (Popular) 
2. Leonor (Catulo da Paixão Cearense)
AGO/1928 - 78 RPM (Odeon 10.228)
1. Lua Cheia (Hekel Tavares / Luis Peixoto) 
2. Era Aquilo Só (Luis Peixoto / Hekel Tavares)
AGO/1928 - 78 RPM (Odeon 10.229)
1. Nosso Tempo De Colégio (Hekel Tavares / Luis Peixoto) 
2. Saudade (Luis Peixoto / Hekel Tavares)
SET/1929 - 78 RPM (Columbia 5.067)
1. Bambalelê (Popular / Adpt. Stefânia de Macedo) 
2. Estela (Popular / Adpt. Stefânia de Macedo)
SET/1929 - 78 RPM (Columbia 5.068)
1. A Mulher E O Trem (Popular / Adpt. Stefânia de Macedo) 
2. O Homem E O Relógio (Stefânia de Macedo)
OUT/1929 - 78 RPM (Columbia 5.092)
1. Bicho Caxinguelê (Popular / Adpt. Stefânia de Macedo) 
2. Saia Do Sereno (Tradicional / Adpt. Stefânia de Macedo)
OUT/1929 - 78 RPM (Columbia 5.093)
1. Batuque (Popular / Adpt. Stefânia de Macedo) 
2. História Triste De Uma Praieira (Arr: Stefana De Macedo / Adelmar Tavares / Popular)
DEZ/1929 - 78 RPM (Columbia 5.127)
1. Vancê (E. Tourinho / João Pernambuco) 
2. Tiá De Junqueira (João Pernambuco)
DEZ/1929 - 78 RPM (Columbia 5.128)
1. Biro Biro Iaiá (João Pernambuco)
2. Siricóia (João Pernambuco)
FEV/1930 - 78 RPM (Columbia 5.147)
1. Ronca O Besouro Na Fulô (Stefânia de Macedo) 
2. Sodade Cabocla (E. Tourinho / João Pernambuco)
FEV/1930 - 78 RPM (Columbia 5.157)
1. Estrela Dalva (João Pernambuco) 
2. Mãe Maria Camundá (Stefânia de Macedo)
MAR/1930 - 78 RPM (Columbia 5.189)
1. Como Se Dobra O Sino (Stefânia de Macedo / Popular Do Rio Grande Do Norte) 
2. Maneca Dos Gerais (E. Tourinho / João Pernambuco)
MAR/1930 - 78 RPM (Columbia 5.190)
1. Olelê Tamandaré (Popular / Adpt. Stefânia de Macedo) 
2. Rede Do Ceará (Tradicional / Adpt. Stefânia de Macedo)
MAI/1930 - 78 RPM (Columbia 5.192)
1. Despedida (Gastão Penalva / Hekel Tavares)
2. Zé Reimundo (Stefânia de Macedo / Olegário Mariano)
SD - 78 RPM (Columbia 5.192)
1. Despedida (Gastão Penalva / Hekel Tavares)
2. Morena Morena (Popular)
SET/1930 - 78 RPM (Columbia 7.009)
1. Cavalo Marinho (Tia Amélia) 
2. Preta Sinhá (Tia Amélia)
SET/1930 - 78 RPM (Columbia 7.010)
1. Papoula Viçosa (Oscar Cardona) Samba canção
2. Toré (Stefânia de Macedo / Ascenso Ferreira)
OUT/1930 - 78 RPM (Columbia 7.032)
1. Casa De Farinha (Tia Amélia) 
2. Nos Cafundó Do Coração (Tia Amélia)
1930 - 78 RPM (Columbia 7.052)
1. Lenhadô (Raul C. Morais) 
2. Meu Home (Stefânia de Macedo / Maria Eugênia Celso)
1933 - 78 RPM (Columbia 22.208)
1. Dois De Ôro (Stefânia de Macedo) 
2. Sodade Véia (Stefânia de Macedo)
1934 - 78 RPM (Columbia 22.281)
1. Corazones Partidos
2. Zamba Cordobeza (Popular)
1939 - 78 RPM (Columbia 55.052)
1. Batuque (Tradicional / Adpt. Stefânia de Macedo) 
2. História Triste De Uma Praieira (Popular / Arr: Stefana De Macedo / Adelmar Tavares)
JUL/1942 - 78 RPM (Columbia 55.359)
1. Olelê Tamandaré (Popular / Adpt. Stefânia de Macedo) 
2. Rede Do Ceará (Tradicional / Adpt. Stefânia de Macedo)
DEZ/1943 - 78 RPM (Continental 15.007)
1. Batuque (Arr: Stefana De Macedo / Popular)
2. História Triste De Uma Praieira (Popular / Arr: Stefana De Macedo / Adelmar Tavares)