ELSIE HOUSTON
(Elsie Houston-Péret)
22/4/1902  Rio de Janeiro, RJ - 20/2/1943  New York, E.U.A
FOTOS
VÍDEOS

    Uma dos sete filhos do cirurgião-dentista americano James Frank Houston, que migrou para o Brasil em 1891, e de Arinda de Malta Galdo. Soprano de formação clássica, demonstrou talento artístico desde muito cedo, tendo estudado canto com Stella Parodi. Ainda adolescente conheceu nomes como Heitor Villa-Lobos, Heckel Tavares e Camargo Guarnieri. Em 1922 conheceu Luciano Gallet, com quem passou a interessar-se pelas canções folclóricas harmonizadas, de quem gravou diversas composições. Em 1923 foi enviada pela família para estudar na Alemanha, se tornando pupila da legendária cantora lírica Lilli Lehmann, com quem aprendeu sólida técnica vocal. Retornou ao Brasil dois anos depois. Em 1924 gravou de Luciano Gallet as composições "Ai, que coração", "A perdiz piou no campo" e "Fotorototó". Em 1925 gravou do mesmo compositor "Bambalelê", "Traieiras" e "Arrazoar". No mesmo ano, estudou com Ninon Vallin em Buenos Aires na Argentina. Em 1927 conheceu Mário de Andrade, aumentando seu interesse pelo folclore brasileiro, tendo na mesma ocasião recolhido temas do folclore nordestino para interpretar. No mesmo ano, participou do primeiro concerto de Heitor Villa-Lobos na Maison Gaveaux, em Paris, juntamente com Tomás Terán, Artur Rubinstein e Alina Van Barentzen. Na mesma ocasião recomeçou na capital francesa os estudos com Ninon Vallin. Em Paris Elsie conheceu a compositora francesa Marguerite Béclard d'Harcourt, pioneira na área da pesquisa em etnomusicologia, especialista na coleção de músicas folclóricas sul-americanas, que a encorajou a se dedicar à pesquisa da música folclórica brasileira. Em 1926 Elsie realizou seu primeiro concerto de músicas folclóricas brasileiras, num salão pertencente à Marguerite e seu marido Raoul d'Harcourt. No anos seguinte estreou na Salle Gaveau, dividindo o concerto com Villa-Lobos. Em seguida publicou dois livros sobre Música Popular Brasileira. Ainda em 1926 Elsie Houston conheceu o poeta surrealista Benjamin Péret, com que se casou. Em 1928 participou do I Congresso Internacional das Artes Populares, em Praga na então Thecoslováquia. Em 1930 retornou ao Brasil, quando gravou o samba "Macumbagelê" de J. da Paulicéia e Lilico Leal. No mesmo ano gravou o batuque "Cadê minha pomba rola", a canção "Puxa o melão, sabiá!" e os cocos "Coco dendê trapiá", "Eh! Jurupanã", "Aribu" e "Ai sabiá da mata", todas de motivo popular com arranjos de sua própria autoria. Na mesma ocasião publicou em Paris, com prefácio de Phillipe Stern, o livro "Chants populaires du Brésil". Em 1931 escreveu o ensaio "La musique, la danse et les cérémonies populaires du Brésil", publicado em "Art populaire, travaux artistiques et scientifiques". Nesse mesmo ano nasceu o seu filho, Geyser. Em 1932 gravou de Pedro da Conceição o samba "Capote do Mangô é teu" e a marcha "Vejo a Lua no céu". Por conta da aproximação de Benjamin Péret com manifestos comunistas, Péret foi expulso do Brasil, tendo Elsie retornado com o marido para Paris. Excursionou pela América e pela Europa. Em 1933 Elsie gravou uam série de canções folclóricas brasileiras na França, acompanhada por Carlitos e Sua Orquestra Brasileira. Chegou a ser considerada informalmente "A Embaixadora da Música Brasileira". Em 1936 Banjamin Péret foi para a Espanha lutar na Guerra Civil Espanhola, nessa país tendo um caso extra-conjugal. Elsie nos anos conseguintes retornou periodicamente ao Brasil, onde se dedicava igualmente à música folclórica e à música clássica, de autores como Debussy e Ravel. Separou-se de Benjamin Péret e retornou mais uma vez a Paris por volta de 1935. Em 1937 fixou-se em Nova York, onde viveu o resto da vida, tendo se apresentado no rádio e realizado diversos concertos nos Estados Unidos, tendo cantado para cerca de 20 mil pessoas no Watergate National Park de Washington em 1941. Envolveu-se romanticamente com um belga de nome Marcel Courbon, que se dizia "conde" ou "barão", tendo sido presa com ele em Charleston, na Carolina do Norte, aparentemente por envolvimento com causas relativas ao comunismo. Nessa mesma época Elsie mantinha um apartamento em Nova York e o filho numa escola cara. Morreu de forma obscura, suicidando-se com uma overdose de tranquilizantes em 1943, após sérios problemas financeiros e pessoais. Deixou duas cartas de despedida em francês para sua irmã, Maria Pedrosa, e outra para Courbon, que após a morte da cantora desapareceu e não pode ser interrogado para esclarecer as circunstâncias do suicídio. Uma das primeiras responsáveis pela descoberta das canções folclóricas nacionais, vertente que iria prosseguir posteriormente em trabalhos como os de Stefana de Macedo, Dilu Mello, Eli Camargo e Marlui Miranda. Foi casada com o poeta francês Benjamin Péret.

DISCOGRAFIA

1924 - 78 RPM
Ai, que coração (Luciano Gallet)
1924 - 78 RPM
A perdiz piou no campo (Luciano Gallet)
1924 - 78 RPM
Fotorototó (Luciano Gallet)
1925 - 78 RPM
Bambalelê (Luciano Gallet)
1925 - 78 RPM
Traieiras (Luciano Gallet)
1925 - 78 RPM
Arrazoar (Luciano Gallet)
MAR/1930 - 78 RPM (Columbia 5.182)
1. Tristeza (A Tristeza Me Persegue) (Heitor dos Prazeres / João da Gente) - Januário de Oliveira
2. Macumbagelê (J. da Paulicéia / Lilico Leal) - Elsie Houston
JUN/1930 - 78 RPM (Columbia 5.207)
1. Se Eu Tivesse Um Filme Falado De Você (De Sylva / Brown / Henderson / Décio Abramo) - Januário de Oliveira
2. Sonhador (aren't We All) (De Sylva / Brown / Décio Abramo / Henderson) - Elsie Houston
JUN/1930 - 78 RPM (Columbia 5.217)
1. Morena Cor De Canela (Adpt. Ary Kerner Veiga de Castro) 
2. Saudades Da Bahia (Jorge Pereira Nóbrega / Nelson Silveira De Souza)
JUN/1930 - 78 RPM (Columbia 5.218)
1. Não Dou (Ary Kerner Veiga de Castro) - Januário de Oliveira
2. Que Queres Mais (Aldeziro Santos "manhoso") - Elsie Houston
JUL/1930 - 78 RPM (Columbia 5.223)
1. Por Teu Amor Por Ti (Raul C. Morais) - Elsie Houston
2. Eu Só Gosto É De Você (Raul C. Morais) - Januário de Oliveira
JUL/1930 - 78 RPM (Columbia 5.224)
1. Estás Zangadinha? (Raul C. Morais) - Elsie Houston e Januário de Oliveira
2. Regresso (Raul C. Morais) - Januário de Oliveira
JUL/1930 - 78 RPM (Columbia 5.225)
1. Miss Fortaleza (Mozart Ribeiro / Pierre Luz) 
2. A Sombra Do Nosso Amor (José Francisco de Freitas)
JUL/1930 - 78 RPM (Columbia 5.242)
1. Vou Pra Bahia (Pedro de Sá Pereira / Correia da Silva) - Elsie Houston
2. Santinha (Tia Amélia) - Aitaré
1930 - 78 RPM (Columbia 5.243)
1. Caboclo bom (Heckel Tavares / Raul Pederneiras) - Paraguassú
2. Coração Das Muié (Plínio Brito / Domingos Magarinos) - Elsie Houston
SET/1930 - 78 RPM (Columbia 7.008)
1. Tea For Two (Vicent Youmans / I. Caesar) 
2. I Want To Be Happy (I. Caesar / V. Youmanns)
SET/1930 - 78 RPM (Columbia 7.014)
1. O Barão Da Bahia (Maria Amélia Barros) 
2. Cadê Minha Pomba Rola (Popular / Adpt. Elsie Houston)
SET/1930 - 78 RPM (Columbia 7.016)
1. Should I?(Arthur Freed / Hacio Herb Brown) 
2. You Do Something To Me (Cole Porter)
OUT/1930 - 78 RPM (Columbia 7.033)
1. Aluga-se Um Coração (Ary Kerner Veiga de Castro) 
2. Cheguei (Tia Amélia)
1930 - 78 RPM (Columbia 7.050)
1. Puxa O Melão Sabiá (Popular / Adpt. Elsie Houston) 
2. Coco Dendê Trapiá (Tradicional / Adpt. Elsie Houston)
    Ai Sabiá da Mata (Tradicional / Adpt. Elsie Houston)
1930 - 78 RPM (Columbia 7.053)
1. Eh Jurupanã (Popular / Adpt. Elsie Houston) 
2. Aribu (Popular / Adpt. Elsie Houston)
FEV/1932 - 78 RPM (Victor 33.520)
1. Capote Do Mangô É Teu (Faustino Pedro Da Conceição) 
2. Vejo A Lua No Céu (Faustino Pedro Da Conceição)
1932 - 78 RPM (Gramophone 7075)
1. Pot pourri: Berceuse Africano-Bresilienne - com Carlitos Et Son Orchestre Bresilien
2. Oia O Sapo - com Carlitos Et Son Orchestre Bresilien 
1932 - 78 RPM (Gramophone 7133)
1. Estou Com Peso - com Carlitos Et Son Orchestre Bresilien
2. Juriatan De Coqueiro - com Carlitos Et Son Orchestre Bresilien 
SD - 78 RPM (Disque Gramophone P-760)
1. Realejo - Estrela do Ceo (Villa-Lobos)
2. Desejo - Na Paz Do Outono (Villa-Lobos)
JUN/1938 - 78 RPM (Liberty Music Shop L232)
1. Jongo
2. Fado
JUN/1938 - 78 RPM (Liberty Music Shop L263)
1. Mon Ami
2. The Cherry Tree
1941 - 78 RPM (Victor 13667)
1. Foi Numa Noite Calmosa
2. Bahia
3. Dansa de Caboclo 
1941 - 78 RPM (Victor 13668)
1. Benedicto Pretinho
2. Bia Tá Tá
3. Berimbau
1941 - 78 RPM (Victor 13669)
1. Três pontos de santo (1- Charolo, 2- Aruanda, 3- Estrela do mar) (Jaime Ovalle)
2. Tayeras (Luciano Gallet) 
    Babalelê (Luciano Gallet) 
1941 - Villa-Lobos: A Festival Of Brazilian Music (Victor M-773)
1. Bachiana Brasileira nº 1
2. Nonetto For Chamber
3. Seresta nº 8
4. Quantuor For Harp

fotografia Elsie Houston gentilmente cedida por Marcelo Bonavides