CARMEN MIRANDA 
(Maria do Carmo Miranda da Cunha)
9/2/1909, Marco de Canavezes, Portugal -  5/8/1955, Beverly Hills, Los Angeles, EUA 
SITE NÃO OFICIAL
FOTOS
VÍDEOS


Carmen Miranda nasceu em Portugal, na pequena aldeia de Marco de Canavezes, Distrito do Porto, vindo para o Brasil com apenas 18 meses. Seu pai, José Maria Pinto da Cunha, que exercia a profissão de barbeiro, imigrou para o Brasil primeiro. A mãe, Maria Emília Miranda da Cunha, veio em seguida, trazendo a pequena Carmen e a outra filha mais velha, Olinda. A família cresceu no Brasil com o nascimento de mais quatro irmãos, Amaro, Cecília, Aurora (que também se tornou cantora) e Oscar. Moraram inicialmente em um quarto de aluguel na Rua da Candelária, depois transferiram-se para a Rua Joaquim Silva, na Lapa, até decidirem abrir uma pensão. Encontraram uma grande casa na Travessa do Comércio, nº 13, na Praça XV, e para lá se mudaram. A mãe assumiu a direção da pensão que fornecia refeições a empregados do comércio e ainda aceitava hóspedes. O estabelecimento logo passou a ser freqüentado por músicos da época, como Pixinguinha e seu grupo. Ainda menina, estudou alguns anos na Escola Santa Tereza, um colégio de freiras que atendia a crianças humildes, situado no bairro da Lapa, Centro do Rio. Na infância era chamada pelos apelidos de Bituca e de Carmen por seus familiares. Ainda adolescente aprendeu a costurar com a irmã Olinda e com apenas 15 anos começou a trabalhar como balconista de lojas de roupas femininas, de chapéus e gravatas. Na Maison Marigny, aprendeu a decorar chapéus femininos e logo depois já estava empregada como aprendiz na loja La Femme Chic, no Centro do Rio, onde passou a confeccionar chapéus orientada por Madame Boss. Desde menina demonstrou inclinação para a música, cantando para os amigos em festas, acompanhando os programas radiofônicos de então e imitando as cantoras que faziam sucesso na época, como Araci Cortes. Sua vida profissional iniciou-se em 1928, quando foi levada por Aníbal Duarte, um deputado que freqüentava a pensão de sua mãe, para se apresentar em um festival com fins filantrópicos realizado no Instituto Nacional de Música, no Rio de Janeiro. Nessa ocasião interpretou "Chora, violão", de autoria de Josué de Barros, a quem foi apresentada. A partir desse dia, o violonista e compositor abriu-lhe as portas para a carreira artística. Seu incentivo foi fundamental para que a jovem cantora começasse a se apresentar nas rádios Sociedade e Educadora. Num desses programas, realizado no dia 5 de março de 1929, a cantora apresentou-se pela primeira vez com o nome de Carmen Miranda , na tentativa de enganar o pai, que não queria que uma filha sua seguisse carreira de cantora. No final do ano de 1929, Josué levou-a para a gravadora Brunswick, onde Carmen gravou o primeiro disco com duas músicas do amigo: o samba "Não vá s'imbora" e o choro "Se o samba é moda". Ainda naquele ano, Josué apresentou Carmen a Rogério Guimarães, então diretor da RCA Victor, que tratou de contratá-la. Carmen então gravou seu segundo disco pela RCA Victor, com "Triste jandaia" e "Dona Balbina", ambas de Josué de Barros. Em 1930 gravou a marcha "Yayá, yoyô", de Josué de Barros e "Burucuntum", de Sinhô. No começo deste mesmo ano a cantora gravou seu primeiro grande sucesso: a marcha do médico Joubert de Carvalho intitulada "Pra você gostar de mim", que acabou conhecida como "Taí". O disco vendeu 35 mil cópias, fato inédito até então. Tal êxito lhe valeu um contrato de dois anos com a RCA Victor. A cantora foi a primeira artista a alcançar sucesso por meio do disco. A partir de então, começou a se apresentar em espetáculos nos teatros cariocas, em saraus e festas. Ainda naquele ano, participou da revista "Vai dar o que falar", de Luís Peixoto e Marques Porto. A peça terminou em vaias e até tiros, pois incluía um quadro sobre a prostituição no Mangue, que foi considerado imoral. Carmen participou de um único número, cantando "O nego no samba", que acabou sendo gravada por ela, ainda em 1930. Em 1931 embarcou para uma temporada em Buenos Aires ao lado de Francisco Alves e Mário Reis. Na volta, trabalhou na Rádio Mayrink Veiga e depois assinou um ótimo contrato com a Rádio Tupi. Em 1932 participou do filme "Carnaval cantado em 1932 no Rio". Fez ainda excursão à Bahia e a Pernambuco, acompanhada de Josué de Barros. Em 1933 Carmen fez nova excursão à capital argentina. Lançou sucessos como "Good-bye" e "Etc" (Assis Valente), "Moleque indigesto" (Lamartine Babo), este junto com o autor, "Chegou a hora da fogueira" (Lamartine Babo), em dueto com Mário Reis. Em 1934, perfeitamente consciente dos limites de sua extensão vocal, Carmen comprou um microfone e dois alto-falantes importados da Alemanha. A partir dessa época, passou a escolher seus músicos. Em outubro de 1934 voltou a Buenos Aires para várias apresentações. São destaques de 1934 "Alô, alô" (André Filho) e "Isto é lá com Santo Antônio" (Lamartine Babo), ambas em dueto com Mário Reis, "Primavera no Rio" (João de Barro), "Na batucada da vida" (Ary barroso - Luis Peixoto) e "Coração" (Sinval Silva). Lançou em 1935, pela Odeon, a marcha junina "Sonho de papel" (Alberto Ribeiro), "Tic tac do meu coração" (Alcir Pires Vermelho e Valfrido Silva) e "Adeus batucada" (Sinval Silva). Em julho de 1936 embarcou novamente para Buenos Aires, a fim de se apresentar na Rádio Belgrano, ao lado de Aurora e outros. Começou 1936 com o filme Alô alô Carnaval, da Waldow-Cinédia, dirigido por Ademar Gonzaga, no qual cantou Querido Adão (Benedito Lacerda e Osvaldo Santiago) e "Cantores de rádio" (Alberto Ribeiro, João de Barro e Lamartine Babo), em dupla com Aurora, ambas de fraque e cartola dourados, traje criado por Carmen, numa cena clássica. Entre os seus maiores sucessos desse ano estão "Querido Adão" (Benedito Lacerda - Osvaldo Santiago), "Como "vais" você?" e "No tabuleiro da baiana" (ambas de Ari Barroso), a segunda cantando com Luís Barbosa. Em dezembro de 1936 apresentou-se pela primeira vez no Cassino da Urca, ao lado da irmã Aurora. São de 1937 "O samba e o tango" (Amado Régis), "Camisa listada" e "E o mundo não se acabou" (ambas de Assis Valente), "Na Baixa do sapateiro" (Ari Barroso), em dupla com Almirante gravou "Boneca de piche" (Ary Barroso), e "Eu dei" (Ari Barroso). Em 1938, quando estava em excursão na Argentina com Aurora, recebeu a notícia do falecimento de seu pai. Abalada, afastou-se por alguns meses, só voltando para receber mais uma confirmação de ser a maior cantora do Brasil por votação dos leitores da revista Fon-Fon. Em 1939 a cantora estava gravando cenas do filme "Banana da terra" e, numa delas, interpretaria duas músicas de Ary Barroso ("Na Baixa do Sapateiro" e "Boneca de piche"). Como o compositor exigiu um preço altíssimo por sua inclusão no filme, o diretor Wallace Downey pediu a Carmen e a João de Barro que arranjassem outro compositor que tivesse composições com temática baiana. Carmen lembrou-se de um jovem que lhe mostrara uma música que registrava as belezas da Bahia. Era Dorival Caymmi, e a música em questão, "O que é que a baiana tem?". Assim, Carmen apareceu pela primeira vez com o traje de baiana que a imortalizaria, cantando, ao lado de Dorival Caymmi, esse número no filme "Banana da terra". Outro sucesso de Carmen e 39 foi "Uva de caminhão" (Assis Valente). Em fevereiro de 1939, em uma apresentação no Cassino da Urca, foi vista pelo empresário Lee Schubert, que acabou contratando Carmen para uma temporada na Broadway. Embarcou para os Estados Unidos ao lado do Bando da Lua, conjunto liderado por Aloysio de Oliveira. Além de participar da revista "Ruas de Paris", Carmen fez vários "shows", participou da Feira Mundial e do filme "Down Argentine Way" (Serenata Tropical). De volta ao Brasil, em julho de 1940, aceitou convite para cantar no Cassino da Urca, sendo então recebida com frieza por uma platéia seleta. O episódio marcou profundamente a cantora, que dois meses depois voltou ao Cassino para show em que apresentou com êxito "Disseram que eu voltei americanizada", uma das últimas músicas que gravou no Brasil, além de "Voltei pro morro", "Diz que tem" e "Disso é que eu gosto", todas com a mesma temática, ou seja, reafirmar o espírito nacionalista da cantora. Meses depois, embarcou novamente para os Estados Unidos, levando a mãe. Vencendo a barreira da língua com talento e criatividade, Carmen participou de várias produções cinematográficas. Criou fama de competência, pois dificilmente os diretores pediam que suas cenas fossem repetidas, tendo até recebido o apelido de "one take girl", pela facilidade com que se entregava às cenas. Na ocasião do lançamento de "Uma noite no Rio" (filme de 1941), foi eleita a melhor atriz do ano pela revista "Photoplay". Ainda em 1941 foi convidada a deixar a impressão de suas mãos e de seus famosos tamancos na calçada da fama do Teatro Chinês, em Los Angeles, onde ainda é a única artista sul-americana a ter suas marcas. Em 1941 atuou na revista "Sons O'Fun" na Broadway, ao lado de vários artistas. O teatro Winter Garden ficou pequeno para receber a multidão que compareceu a sua estréia. Nessa época recebeu convite da Decca Records para gravar alguns discos. Em 1942 estreou com sucesso um "show" no Roxy Theatre, cuja temporada se estendeu até 1943. Na época da Segunda Guerra Mundial fez inúmeros "shows" para os operários da indústria bélica. Em 1945, segundo lista fornecida pelo Tesouro Americano, foi a artista mais bem paga dos EUA. Em 1948 fez excursão com o Bando da Lua, pela primeira vez, à Europa. Em 1953 fez longa excursão à Europa. Na volta aos EUA, seu médico a aconselhou a tirar férias por três meses. Apesar do alerta, Carmen assinou contrato para 12 "shows" no Shamrock Hotel de Houston. No início de 1954, depois de outras temporadas de "shows", teve um colapso nervoso e foi internada no Hospital Saint Jones, em Palm Springs. Na época, submeteu-se a tratamento psiquiátrico, incluindo choques elétricos, que acabaram por abatê-la psicologicamente ainda mais. Como os tratamentos não surtiram efeito, os médicos aconselharam uma viagem ao Brasil. Depois de relutar, ela chegou ao Brasil em 3 de dezembro de 1954, recebida com muito carinho. Passou semanas longe das badalações. Aos poucos, começou a aceitar convites para festas e para assistir a espetáculos. Num "show" de Grande Otelo na boate Casablanca, chegou a subir ao palco com o amigo e cantar, em meio às lágrimas, a célebre "Taí". Apesar de seu desejo de permanecer no Brasil, telefonemas de David Sebastian instigaram a cantora a voltar para a América. Ao retornar aos EUA, voltou aos poucos a assumir compromissos. Fez "shows" em Las Vegas e viajou a Cuba, para uma temporada no famoso Tropicana. Voltou aos EUA com forte bronquite e nem teve tempo de curar-se para os ensaios do "show" de Jimmy Durante para a TV americana, onde sentiu-se mal. Depois da gravação, a cantora saiu com um grupo de amigos. Chegando a casa, o grupo ainda conversou um pouco. Por volta de duas e meia da manhã, recolheu-se a seu quarto. Às 10 horas do dia seguinte foi encontrada morta pela governanta. Nos EUA, gravou 16 discos pela Decca Records e trabalhou em 14 produções cinematográficas. Faleceu em sua residência, em Beverly Hills, Los Angeles, em 5 de agosto de 1955, com apenas 46 anos. A família decidiu sepultá-la no Brasil, onde foi velada na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. O cortejo saiu no Aeroporto do Galeão, às 10:30h da manhã do dia 12 de agosto, quando seu corpo chegou ao Brasil, e foi acompanhado por uma multidão de fãs (cerca de meio milhão de pessoas). Ao passar pela Avenida Rio Branco, uma chuva de papel picado deu à cena mais emoção, reforçada pelos carrilhões da Mesbla, que executavam o refrão de "Adeus batucada" (de Sinval Silva), grande sucesso na voz de Carmen. Milhares de lenços brancos foram agitados pela multidão ao longo do trajeto até a Câmara Municipal, onde seu corpo recebeu a visitação de centenas de milhares de fãs. Em 5 de dezembro de 1956, foi criado o Museu Carmen Miranda, por decreto do Prefeito Negrão de Lima,que não saiu do papel. Em 1960 foi inaugurado busto de bronze em sua homenagem, no Largo da Carioca, posteriormente transferido para a Praia da Bica, na Ilha do Governador (1974). Primeira artista a decolar para o sucesso por meio dos discos, foi também a cantora de rádio mais cara do Brasil. Chamada de "A Pequena do It na Voz e no Gesto", "Rainha do Samba" e "Ditadora Risonha do Samba", a partir de 1935, ganhou seu "slogan" definitivo: "A Pequena Notável". Nos Estados Unidos, ficou conhecida como "Brazillian Bombshell". Carmen gravou pela RCA Victor, entre 1929 e 1935, 77 discos com 150 músicas. Em 1935 foi atraída, mediante vantajoso contrato, pela rival Odeon. Só no Brasil Carmen gravou ao todo 281 músicas. Sua trajetória sempre foi marcada pelo sucesso, alcançado pelo enorme carisma, personalidade, profissionalismo e por forte investimento da então indústria cultural, tanto no Brasil como no exterior, que soube aproveitar todo o seu potencial.

DISCOGRAFIA

JAN/1930 - 78 RPM (Brunswick)
1. Se O Samba É Moda (Josué de Barros) 
2. Não Vá Simbora (Josué de Barros)
JAN/1930 - 78 RPM (Victor)
1. Triste Jandaia (Josué de Barros) 
2. Dona Balbina (Josué de Barros)
FEV/1930 - 78 RPM (Victor)
1. Iaiá Ioiô (Josué de Barros)
2. Burucuntum (J. B. da Silva "Sinhô")
FEV/1930 - 78 RPM (Victor)
1. Mamãe Não Quer (A. de Carvalho) 
2. Pra Você Gostar De Mim (Joubert de Carvalho)
ABR/1930 - 78 RPM (Victor)
1. O Meu Amor Tem (André Filho) 
2. Eu Quero Casar Com Você (André Filho)
MAI/1930 - 78 RPM (Victor)
1. Tenho Um Novo Namorado (Desmond Gerald) 
    Espere Que Eu Preciso Me Pintar (Desmond Gerald) 
2. O Nego No Samba (Luis Peixoto / Marques Porto / Ary Barroso)
JUL/1930 - 78 RPM (Victor)
1. Gostinho Diferente (Joubert de Carvalho) 
2. Neguinho (Joubert de Carvalho)
JUN/1930 - 78 RPM (Victor)
1. Será Você (Carlos Medina) 
2. De Quem Eu Gosto (Randoval Montenegro)
SET/1930 - 78 RPM (Victor)
1. Os Home Implica Comigo (Carmen Miranda / Pixinguinha) 
2. Moreno Bonito (Josué de Barros)
SET/1930 - 78 RPM (Victor)
1. Miss Sertão (Plinio de Brito / Domingos Magarinos) 
2. A Mulhé Quando Não Qué (Sátiro de Melo)
SET/1930 - 78 RPM (Victor)
1. É Com Você Que Eu Queria (Joubert de Carvalho)
2. Esta Vida É Muito Engraçada (Joubert de Carvalho)
1930 - 78 RPM (Victor)
1. Si No Me Quieres Mas (L. Rubinstein / C. Nery) 
2. Muchachito De Mi Amor (Randoval Montenegro)
DEZ/1930 - 78 RPM (Victor)
1. Malandro (André Filho) 
2. Cuidado Hein (André Filho)
DEZ/1930 - 78 RPM (Victor)
1. Eu Gosto Da Minha Terra (Randoval Montenegro) 
2. Veja Você (Carlos Medina / Rogério Guimarães)
JAN/1931 - 78 RPM (Victor)
1. Por Ti Estou Presa (Carmen Miranda / Josué de Barros) 
2. Se Não Me Tens Amor (Joubert de Carvalho)
JAN/1931 - 78 RPM (Victor)
1. Eu Sou Do Barulho (Joubert de Carvalho) 
2. Quero Ver Você Chorar (Joubert de Carvalho)
JAN/1931 - 78 RPM (Victor)
1. Deixa Disso (Ary Barroso) 
2. Sou Da Pontinha (Ary Barroso)
JAN/1931 - 78 RPM (Victor)
1. Carnavá Tá Aí (Josué de Barros / Pixinguinha)
2. Vamos Brincar (Josué de Barros)
FEV/1931 - 78 RPM (Victor)
1. Já Te Avisei (João Martins)
2. O Castigo Hás De Encontrar (Sátiro de Melo)
MAR/1931 - 78 RPM (Victor)
1. Quero Ficar Mais Um Pouquinho (Joubert de Carvalho)
2. Como Gosto De Você (Gabriel Migliori)
JUL/1931 - 78 RPM (Victor)
1. Gira (Marques Porto / Ary Barroso) - com Silvio Caldas
2. Benzinho (Ary Barroso)
AGO/1931 - 78 RPM (Victor)
1. Absolutamente (Olegário Mariano / Joubert de Carvalho) 
2. Foi Ele Foi Ela (Joubert de Carvalho / Paulo Roberto)
OUT/1931 - 78 RPM (Victor)
1. Não Tens Razão (João Freitas Ferreira "Jonjoca”) 
2. E Depois (João Freitas Ferreira "Jonjoca”)
NOV/1931 - 78 RPM (Victor)
1. Tem Gente Aí (Joubert de Carvalho)
2. Amor Amor (Joubert de Carvalho)
JAN/1932 - 78 RPM (Victor)
1. Ya Canta El Gallo (Y. Scolati Almeyda) 
2. Adeus Adeus (André Filho)
JAN/1932 - 78 RPM (Victor)
1. Bamboleô (André Filho) 
2. Quero Só Você (André Filho)
JAN/1932 - 78 RPM (Victor)
1. Sonhei Que Era Feliz (Ary Barroso)
2. Isto É Xodó (Ary Barroso)
JAN/1932 - 78 RPM (Victor)
1. É De Trampolim... (Joubert de Carvalho)
2. Se Você Quer (Olegário Mariano / Joubert de Carvalho)
JAN/1932 - 78 RPM (Victor)
1. Isola! Isola! (Ildefonso Norat / Murilo Caldas) - Carmen Miranda e Murilo Caldas
2. Doquinha (André Filho / Valfrido Silva) - Murilo Caldas
MAR/1932 - 78 RPM (Victor)
1. Nosso Amô Veio Dum Sonho (Ary Barroso) 
2. Não Vai Zangar (João Martins)
MAR/1932 - 78 RPM (Victor)
1. Vou Fazê Trança (Oscar Cardona) 
2. É Findo O Nosso Amor (Gonçalves de Oliveira)
MAR/1932 - 78 RPM (Victor)
1. Pra Judiá De Você (Carlos Medina / Oscar Cardona) 
2. Feitiço Gorado (J. B. da Silva "Sinhô")
JUN/1932 - 78 RPM (Victor)
1. Quando Me Lembro (André Filho)
2. Por Causa de Você (André Filho)
JUL/1932 - 78 RPM (Victor)
1. O Gatinho (Joubert de Carvalho)
2. Tenho Um Novo Amor (Cartola / Noel Rosa)
AGO/1932 - 78 RPM (Victor)
1. Mulato De Qualidade (André Filho)
2. Para Um Samba De Cadência (Randoval Montenegro)
DEZ/1932 - 78 RPM (Victor)
1. Assim Sim (Ismael Silva / Noel Rosa / Francisco Alves)
2. Espera Um Pouquinho (André Filho)
JAN/1933 - 78 RPM (Victor)
1. Good Bye (Assis Valente) 
2. Etc. (Assis Valente)
JAN/1933 - 78 RPM (Victor)
1. Piaçaba Pra Vassoura (Floriano Ribeiro de Pinho) 
2. Cartão De Visita (Floriano Ribeiro de Pinho)
FEV/1933 - 78 RPM (Victor)
1. Quando Você Morrer (Aldo Taranto / Donga) 
2. Pode Ir Embora (Paulo De Gois / Oscar Macedo Soares)
FEV/1933 - 78 RPM (Victor)
1. Olá (Joubert de Carvalho)
2. Foi Você Mesmo (Joubert de Carvalho)
FEV/1933 - 78 RPM (Victor)
1. Moleque Indigesto (Lamartine Babo) - com Lamartine Babo
2. Chegou A Turma Boa (Valfrido Silva)
FEV/1933 - 78 RPM (Victor)
1. Fala Meu Bem (André Filho)
2. Lua Amiga (André Filho)
MAI/1933 - 78 RPM (Victor)
1. Violão (Paulo Mac Dowell) 
2. Moleque Convencido (Paulo Mac Dowell)
JUN/1933 - 78 RPM (Victor)
1. Tempo Perdido (Ataulfo Alves) 
2. O Desprezo É Minha Arma (Nailor de Sá Rego)
JUL/1933 - 78 RPM (Victor)
1. Chegou A Hora Da Fogueira (Lamartine Babo) - com Mário Reis 
2. Tarde Na Serra (Lamartine Babo) - com Mário Reis
JUL/1933 - 78 RPM (Victor)
1. Elogio Da Raça (Assis Valente)
2. Pra Quem Sabe Dar Valor (Assis Valente) - com Carlos Galhardo
AGO/1933 - 78 RPM (Victor)
1. Eu Queria Ser Ioiô (Lamartine Babo / João de Barro)
2. Sossega O Teu Corpo Sossega (Joubert de Carvalho)
AGO/1933 - 78 RPM (Victor)
1. Lola (Lamartine Babo) -  Lamartine Babo
2. As Cinco Estações Do Ano (Lamartine Babo) - Carmen Miranda, Lamartine Babo, Almirante e Mário Reis
SET/1933 - 78 RPM (Victor)
1. Que Bom Que Estava (Joubert de Carvalho) 
2. Bom Dia Meu Amor (Joubert de Carvalho / Olegário Mariano)
OUT/1933 - 78 RPM (Victor)
1. Por Amor A Este Branco (Custódio Mesquita) 
2. Só Em Saber (Ideraldo Barcelos / Arlindo Jacob)
NOV/1933 - 78 RPM (Victor)
1. Tão Grande Tão Bobo (Assis Valente)
2. Inconstitucionalíssimamente (Hervé Cordovil)
DEZ/1933 - 78 RPM (Victor)
1. Não Há Razão Para Haver Barulho (Valfrido Silva) 
2. Perdi Minha Mascote (João da Bahiana) - com Patrício Teixeira
JAN/1934 - 78 RPM (Victor)
1. Dois A Dois (Lamartine Babo) - com Lamartine Babo 
2. Marchinha Nupcial (Lamartine Babo)
JAN/1934 - 78 RPM (Victor)
1. Lulu (Assis Valente) 
2. Sapateia No Chão (Assis Valente)
JAN/1934 - 78 RPM (Victor)
1. Eu Quero Te Dar Um Beijo (Joubert de Carvalho)
2. Uma Vezinha Só (Joubert de Carvalho)
FEV/1934 - 78 RPM (Victor)
1. Me Respeite Ouviu ? (Valfrido Silva) - com Mário Reis 
2. Alô Alô (André Filho) - com Mário Reis
FEV/1934 - 78 RPM (Victor)
1. O K ... (Jurandir Santos) - com Lamartine Babo 
2. Eu Também (Lamartine Babo) - com Lamartine Babo
ABR/1934 - 78 RPM (Victor)
1. Por Especial Favor (Ary Barroso) 
2. Na Batucada Da Vida (Ary Barroso / Luis Peixoto)
MAI/1934 - 78 RPM (Victor)
1. Tenho Raiva Do Luar (Assis Valente)
2. Pra Que Amar (Assis Valente)
JUN/1934 - 78 RPM (Victor)
1. Acorda São João (Assis Valente) 
2. Balão Que Muito Sobe (Osvaldo Santiago / Ary Barroso)
JUN/1934 - 78 RPM (Victor)
1. Isto É Lá Com Santo Antônio (Lamartine Babo) - Carmen Miranda e Mário Reis
2. Pra Meu São João (Kid Pepe / Humberto Pinto) - Mário Reis
JUL/1934 - 78 RPM (Victor)
1. Um Pouquinho De Amor (Joubert de Carvalho)
2. Sapatinho Da Vida (Joubert de Carvalho)
AGO/1934 - 78 RPM (Victor)
1. Ao Voltar Do Samba (Sinval Silva) 
2. Alvorada (Sinval Silva)
SET/1934 - 78 RPM (Victor)
1. Primavera No Rio (João de Barro) 
2. Mocidade (Milton Amaral)
OUT/1934 - 78 RPM (Victor)
1. Retiro Da Saudade (Noel Rosa / Antônio Nássara) - com Francisco Alves
2. Ninho Deserto (Evaldo Ruy) - com Francisco Alves
OUT/1934 - 78 RPM (Victor)
1. Quando A Saudade Apertar (André Filho) - com Silvio Caldas 
2. Teu Feitiço Me Pegô (Osvaldo Silva / Benedito Lacerda)
NOV/1934 - 78 RPM (Victor)
1. Minha Embaixada Chegou (Assis Valente) 
2. Té Já (Assis Valente)
DEZ/1934 - 78 RPM (Victor)
1. A B C do Amor (Ary Barroso) 
2. Tome Mais Um Chope (Antônio Nássara)
JAN/1935 - 78 RPM (Victor)
1. Recadinho De Papai Noel (Assis Valente) 
2. Por Causa De Você Ioiô (Assis Valente)
JAN/1935 - 78 RPM (Victor)
1. Coração (Sinval Silva) 
2. Comigo Não (Heitor Catumbi / Valentina Biosca)
FEV/1935 - 78 RPM (Victor)
1. Entre Outras Coisas (Valfrido Silva / Alcebíades Barcelos "Bide") 
2. Seu Abóbora (Lamartine Babo / Hervé Cordovil)
FEV/1935 - 78 RPM (Victor)
1. Moreno (Alcebíades Barcelos "Bide" / Dan Malio Carneiro) 
2. Sorrisos (Hervé Cordovil / João de Barro)
MAR/1935 - 78 RPM (Victor)
1. Mulatinho Bamba (Ary Barroso / Kid Pepe)
2. Anoiteceu (Ary Barroso)
MAR/1935 - 78 RPM (Victor)
1. Nunca Mais (Alcebíades Barcelos "Bide" / Armando "Marçal") 
2. Não Me Falta Nada (Valdemar Costa / Alcebíades Barcelos "Bide")
ABR/1935 - 78 RPM (Victor)
1. O Samba É Carioca (Osvaldo Silva) 
2. Agora Não (Aldo Taranto / Valfrido Silva)
JUN/1935 - 78 RPM (Victor)
1. Vou Espalhando Por Aí (Assis Valente) - Carmen Miranda e Castro Barbosa
2. Só Por Tua Causa (Romualdo Peixoto "Nonô") - Silvio Caldas
JUN/1935 - 78 RPM (Odeon)
1. Foi Numa Noite Assim (Arlindo Marques Júnior / Roberto Roberti)
2. Queixas De Colombina (Roberto Roberti / Arlindo Marques Júnior)
JUN/1935 - 78 RPM (Odeon)
1. Sonho De Papel (Alberto Ribeiro) 
2. Fogueira Do Meu Coração (Mário Travassos de Araújo / Luis Antônio Pimentel)
JUL/1935 - 78 RPM (Odeon)
1. E Bateu-se a Chapa (Assis Valente) 
2. Isso Não Se Atura (Assis Valente)
AGO/1935 - 78 RPM (Odeon)
1. Roseira Branca (Valfrido Silva / Gadé) 
2. Se Gostares De Batuque (Kid Pepe)
SET/1935 - 78 RPM (Odeon)
1. Tic-tac Do Meu Coração (Alcyr Pires Vermelho / Valfrido Silva) 
2. Fruto Proibido (Jaime Távora / Custódio Mesquita) 
OUT/1935 - 78 RPM (Odeon)
1. Primavera (Milton Amaral) 
2. Cor De Guiné (Milton Amaral)
NOV/1935 - 78 RPM (Odeon)
1. Adeus Batucada (Sinval Silva) 
2. Casaquinho De Tricô (Paulo Barbosa) - com Barbosa Júnior
DEZ/1935 - 78 RPM (Odeon)
1. Dia De Natal (Hervé Cordovil) 
2. Samba (Hervé Cordovil)
JAN/1936 - 78 RPM (Odeon)
1. Querido Adão (Benedito Lacerda / Osvaldo Santiago) 
2. Pra Fazer Você Chorar (Benedito Lacerda / Aldo Cabral)
FEV/1936 - 78 RPM (Odeon)
1. Ô (Assis Valente) 
2. Fala Meu Pandeiro (Assis Valente)
FEV/1936 - 78 RPM (Odeon)
1. Nova Descoberta (Arlindo Marques Júnior / Roberto Roberti) 
2. Deixa Esse Povo Falar (Roberto Roberti / Arlindo Marques Júnior)
FEV/1936 - 78 RPM (Odeon)
1. O Que É Que Você Fazia (Noel Rosa / Hervé Cordovil) 
2. Alô Alô Carnaval (Hervé Cordovil / Lamartine Babo)
FEV/1936 - 78 RPM (Odeon)
1. Duvi-d-o-dó (João Barcellos / Benedito Lacerda) 
2. Esqueci De Sorrir (Russo do Pandeiro)
ABR/1936 - 78 RPM (Odeon)
1. Quem Canta Seus Males Espanta (Alcebíades Barcelos "Bide" / Valfrido Silva) 
2. Você Não Tem Pena (Bucy Moreira / Russo do Pandeiro)
MAI/1936 - 78 RPM (Odeon)
1. Cantores De Rádio (Alberto Ribeiro / Lamartine Babo / João de Barro) - com Aurora Miranda 
2. Rancor (Augusto Rocha / Paulo De Frontin Werneck) - com Aurora Miranda
MAI/1936 - 78 RPM (Odeon)
1. Não Fui Eu (Arlindo Marques Júnior / Roberto Roberti) 
2. Capelinha Do Coração (Roberto Roberti / Arlindo Marques Júnior)
JUN/1936 - 78 RPM (Odeon)
1. Meu Balão Subiu Subiu (Marcílio Vieira / Amado Regis) 
2. Paga Quem Deve (Amado Regis / Marcílio Vieira)
JUL/1936 - 78 RPM (Odeon)
1. Triste Sambista (Kid Pepe / Siqueira Filho) 
2. Não Durmo Em Paz (Wilson Batista / Germano Augusto)
AGO/1936 - 78 RPM (Odeon)
1. Cuíca, Pandeiro, Tamborim (Custódio Mesquita) 
2. Sambista Da Cinelândia (Custódio Mesquita / Mário Lago)
SET/1936 - 78 RPM (Odeon)
1. Honrando Um Nome De Mulher (Gadé / Valfrido Silva) 
2. Polichinelo (Gadé / Almanir Grego)
OUT/1936 - 78 RPM (Odeon)
1. Ninguém Tem Um Amor Igual Ao Meu (Joubert de Carvalho) 
2. Terra Morena (Joubert de Carvalho)
NOV/1936 - 78 RPM (Odeon)
1. Como Vais Você (Ary Barroso) - com Ary Barroso 
2. No Tabuleiro Da Baiana (Ary Barroso) - com Luis Barbosa
DEZ/1936 - 78 RPM (Odeon)
1. Beijo Bamba (André Filho) 
2. Pelo Amor Daquela Ingrata (André Filho)
JAN/1937 - 78 RPM (Odeon)
1. Balancê (João de Barro / Alberto Ribeiro) 
2. Minha Terra Tem Palmeiras (Alberto Ribeiro / João de Barro)
JAN/1937 - 78 RPM (Odeon)
1. Dou-lhe Uma (Alberto Ribeiro / André Filho) 
2. Entra No Cordão (André Filho)
JAN/1937 - 78 RPM (Odeon)
1. Nem No Sétimo Dia (Benedito Lacerda / Herivelto Martins) 
2. Como Eu Chorei (Herivelto Martins / Benedito Lacerda)
JAN/1937 - 78 RPM (Odeon)
1. Não Se Deve Lamentar (Ary Barroso) 
2. Novo Amor (Ary Barroso)
ABR/1937 - 78 RPM (Odeon)
1. O Samba E O Tango (Amado Regis) 
2. Reminiscência Triste (Amado Regis)
MAI/1937 - 78 RPM (Odeon)
1. Saudade De Você (Sinval Silva) 
2. Gente Bamba (Sinval Silva)
JUN/1937 - 78 RPM (Odeon)
1. Cachorro Vira-lata (Alberto Ribeiro) 
2. Imperador Do Samba (Waldemar Silva)
JUL/1937 - 78 RPM (Odeon)
1. Dance Rumba (Bucy Moreira / Djalma Esteves) 
2. Em Tudo Menos Em Ti (Osvaldo Santiago / Djalma Esteves)
AGO/1937 - 78 RPM (Odeon)
1. Canjiquinha Quente (Roberto Martins) 
2. Me Dá Me Dá (Portello Juno / Cícero Nunes)
SET/1937 - 78 RPM (Odeon)
1. Quem É (Custódio Mesquita / Joracy Camargo) - com Barbosa Júnior 
2. Cabaré No Morro (Herivelto Martins)
OUT/1937 - 78 RPM (Odeon)
1. Primavera Da Vida (Almanir Grego / André Filho) 
2. Baiana Do Tabuleiro (André Filho)
NOV/1937 - 78 RPM (Odeon)
1. Fon Fon (Alberto Ribeiro / João de Barro) - com Silvio Caldas 
2. Camisa Listada (Assis Valente)
DEZ/1937 - 78 RPM (Odeon)
1. Quando Eu Penso Na Bahia (Luis Peixoto / Ary Barroso) - com Silvio Caldas
2. Eu Dei (Ary Barroso)
JAN/1938 - 78 RPM (Odeon)
1. Dona Gueixa (Paulo Barbosa / Osvaldo Santiago) 
2. No Frevo Do Amor (Osvaldo Santiago / Paulo Barbosa)
JAN/1938 - 78 RPM (Odeon)
1. Vira Pra Cá (Alberto Ribeiro / João de Barro) 
2. Quantas Lágrimas (Marcílio Vieira / Alvarenguinha)
FEV/1938 - 78 RPM (Odeon)
1. Você Está Aí Pra Isso? (Ary Barroso) 
2. Pois Sim Pois Não (Ary Barroso)
FEV/1938 - 78 RPM (Odeon)
1. Onde Vai Você Maria? (Benedito Lacerda / Darci Oliveira) - com Silvio Caldas
2. Onde É Que Você Anda (Ciro de Souza) - com Fernando Alvarez
ABR/1938 - 78 RPM (Odeon)
1. E O Mundo Não Se Acabou (Assis Valente) 
2. Foi Embora Pra Europa (Nelson Petersen)
JUN/1938 - 78 RPM (Odeon)
1. Sai Da Toca Brasil (Joubert de Carvalho) 
2. Endereço Errado (Paulo Carvalho)
MAI/1938 - 78 RPM (Odeon)
1. Nas Cadeiras Da Baiana (Portello Juno / Léo Cardoso) - com Nuno Roland
2. Samba Rasgado (Portello Juno / J. Pereira)
JUL/1938 - 78 RPM (Odeon)
1. Paris (Alberto Ribeiro / Alcyr Pires Vermelho) 
2. Veneno Pra Dois (Alberto Ribeiro / João de Barro)
AGO/1938 - 78 RPM (Odeon)
1. Na Bahia (Herivelto Martins / Humberto Porto) - com Trio de Ouro
2. Meu rádio e meu mulato (Herivelto Martins)
SET/1938 - 78 RPM (Odeon)
1. Deixa Falar (Nelson Petersen) - com Ary Barroso 
2. Quem Condena A Batucada (Nelson Petersen)
OUT/1938 - 78 RPM (Odeon)
1. Boneca De Piche (Ary Barroso / Luis Iglesias) Almirante 
2. Escrevi Um Bilhetinho (Ary Barroso)
NOV/1938 - 78 RPM (Odeon)
1. Salada mista (Ary Barroso)
2. Na Baixa do Sapateiro (Ary Barroso)
DEZ/1938 - 78 RPM (Odeon)
1. Batalhão do amor (Ary Barroso)
2. Vingança (Alcyr Pires Vermelho / Ary Barroso)
JAN/1939 - 78 RPM (Odeon)
1. Cuidado com a gata do Ary (Paulo Barbosa / Osvaldo Santiago)
2. A pensão da Dona Stela (Paulo Barbosa / Osvaldo Santiago) - com Barbosa Jr
FEV/1939 - 78 RPM (Odeon)
1. A vizinha das vantagens (Ary Barroso / Alcir Pires Vermelho) 
2. E a festa Maria? (Ary Barroso / Alcir Pires Vermelho) 
ABR/1939 - 78 RPM (Odeon)
1. O que é que a baiana tem? (Dorival Caymmi) - com Dorival Caymmi 
2. A preta do acarajé (Dorival Caymmi) - com Dorival Caymmi
MAI/1939 - 78 RPM (Odeon)
1. Uva De Caminhão (Assis Valente) 
2. Deixa Comigo (Assis Valente)
JUN/1939 - 78 RPM (Odeon)
1. Candieiro (David Nasser / Kid Pepe) 
2. Moreno Batuqueiro (Kid Pepe / Germano Augusto)
JUL/1939 - 78 RPM (Odeon)
1. Amor Ideal (Sinval Silva)
2. Nosso Amor Não Foi Assim (Sinval Silva)
AGO/1939 - 78 RPM (Odeon)
1. Roda Pião (Tradicional / Adpt. Dorival Caymmi) - com Dorival Caymmi 
2. A Nossa Vida Hoje É Diferente (Ciro de Souza)
SET/1939 - 78 RPM (Odeon)
1. Que Baixo (Milton Amaral) - Carmen Miranda e Barbosa Júnior
2. Seu Virgulino (Sá Róris / Felisberto Martins) - Barbosa Júnior
OUT/1939 - 78 RPM (Odeon)
1. Preto E Branco (Luis Peixoto / Marques Porto / Augusto Vasseur) - com Almirante 
2. Cozinheira Granfina (Sá Róris) - com Almirante
NOV/1939 - 78 RPM (Odeon)
1. Mulato Anti-metropolitano (Laurindo Almeida) 
2. Você Nasceu Para Ser Granfina (Laurindo Almeida)
1940 - 78 RPM (Decca)
1. South American way (Jimmy McHugh / Al Dubin)
2. Touradas em Madri (João de Barro / Alberto Ribeiro)
1940 - 78 RPM (Decca)
1. O que é que a baiana tem (Dorival Caymmi)
2. Marchinha do grande galo (Cocococococoró) (Lamartine Babo / Paulo Barbosa)
1940 - 78 RPM (Decca)
1. Mamãe eu quero (I want my mama) (Jararaca / Vicente Paiva)
2. Bambo do bambu (Bambu-bambu) (Patrício Teixeira / Donga)
MAI/1940 - 78 RPM (Odeon)
1. Essa Cabrocha (J. Portela / Portello Juno) 
2. Me Dá Me Dá No Chang-lang (Portello Juno / Kid Pepe / Paulo Actis)
OUT/1940 - 78 RPM (Odeon)
1. Voltei Pro Morro (Vicente Paiva / Luis Peixoto) 
2. Diz Que Tem (Haníbal Cruz / Vicente Paiva)
NOV/1940 - 78 RPM (Odeon)
1. Disso É Que Eu Gosto (Luis Peixoto / Vicente Paiva) 
2. Disseram Que Voltei Americanizada (Vicente Paiva / Luis Peixoto)
DEZ/1940 - 78 RPM (Odeon)
1. Bruxinha De Pano (Luis Peixoto / Vicente Paiva) - com Almirante 
2. Recenseamento (Assis Valente)
ABR/1941 - 78 RPM (Odeon)
1. O Dengo Que A Nega Tem (Dorival Caymmi) 
2. É Um Quê Que A Gente Tem (Torres Homem / Ataulfo Alves)
OUT/1941 - 78 RPM (Odeon)
1. Blaque Blaque (Juracy de Araújo / Gomes Filho) - com Barbosa Júnior
2. Ginga Ginga (Juracy de Araújo / Gomes Filho) - com Barbosa Júnior
1941 - 78 RPM (Decca)
1. I, Yi, Yi, Yi, Yi (I like you very much) (Harry Warren / Mack Gordon)
2. Alô, alô (André Filho)
1941 - 78 RPM (Decca)
1. Chica Chica boom chic (Harry Warren / Mack Gordon)
2. Bambalê (Brant Horta)
1941 - 78 RPM (Decca)
1. Cai cai (Roberto Martins) 
2. Arca de Noé (Nássara / Sá Roris)
1941 - 78 RPM (Decca)
1. A Week End In Havana (Harry Warren / Mack Gordon) 
2. Diz que tem (Vicente Paiva / Aníbal Cruz)
1941 - 78 RPM (Odeon)
1. A Week End In Havana (Harry Warren / Mack Gordon) 
2. When I Love I Love (Mack Gordon / Harry Warren)
1941 - 78 RPM (Decca)
1. The Man With The Lollypop Song (Harry Warren / Mack Gordon) 
2. Não te dou a chupeta (Silvino Neto / Plínio Bretãs)
1942 - 78 RPM (Decca)
1. When I love, I love (Harry Warren / Mack Gordon)
2. Rebola, bola (Aloysio de Oliveira / Nestor Amaral / Brant Horta)
1942 - 78 RPM (Odeon)
1. The Man With The Lollypop Song (Harry Warren / Mack Gordon) 
2. Rebola Bola (Aloysio de Oliveira / Nestor Amaral / Brant Horta)
1942 - 78 RPM (Decca)
1. Manuelo (Jack Yellen / Sammy Fain)
2. Thank you North America (Jack Yellen / Sammy Fain)
1942 - 78 RPM (Decca)
1. Chatanooga Choo choo (Harry Warren / Mack Gordon / Aloysio de Oliveira) 
2. Tic tac do meu coração (Alcyr Pires Vermelho / Valfrido Silva)
1945 - 78 RPM (Decca)
1. Passo do canguru (Haroldo Lobo / Mílton de Olivera)
2. Boneca de pixe (Ary Barroso / Luiz Iglesias)
1945 - 78 RPM (Decca)
1. Upa Upa (Erwin Drake / Ary Barroso) 
2. Tico-tico No Fubá (tico-tico) (Zequinha de Abreu / Aloysio de Oliveira / Erwin Drake)
1947 - 78 RPM (Decca)
1. Touradas De Madrid (the Matador) (Alberto Ribeiro / João de Barro / Vrs. B. Russell / Vrs. R. Gilbert) - com The Andrews Sisters 
2. Cuanto Le Gusta (R. Gilbert / Gabriel Ruiz) - com The Andrews Sisters
1949 - 78 RPM (Odeon)
1. Quando Eu Penso na Bahia (Ary Barroso / Luis Peixoto) - com Silvio Caldas
2. Adeus Batucada (Sinval Silva)
1950 - 78 RPM (Decca)
1. Asi asi (I see, I see) (Eddie Gomes / Ray Gilbert)
2. The wedding samba (Ellenstein / Small / Liebowitz)
1950 - 78 RPM (Decca)
1. Baião (ca-room'pa Pa) (Humberto Teixeira / Luis Gonzaga / Vrs. Ray Gilbert) - com The Andrews Sisters 
2. Ipse-ai-o (yipsee-i-o) (Ray Gilbert) - com The Andrews Sisters

1959 - Pela Primeira Vez Em Disco Um Show Completo de Carmen Miranda A Pequena Notável nos Palcos da Broadway (Odeon) - com Bando da Lua
1. Show:
    South American Way (Jimmy McHugh)
    When I Love I Love (Mack Gordon / Harry Warren)
    Cuanto Le Custa (Gabriel Ruiz) 
    I Make My Money With Bananas (Ray Gilbert / Aloysio de Oliveira)
    Cooking With Glass (Ray Gilbert / Aloysio de Oliveira) 
    Ay Ay Ay I Like You Very Much (Mack Gordon / Harry Warren)
2. Ay Ay Ay I Like You Very Much (Mack Gordon / Harry Warren)
3. Cooking With Glass (Ray Gilbert / Aloysio de Oliveira) 
4. Cuanto Le Custa (Gabriel Ruiz) 
5. I Make My Money With Bananas (Ray Gilbert / Aloysio de Oliveira) 
6. When I Love I Love (Mack Gordon / Harry Warren)
7. South American Way (Jimmy McHugh)

1974 - Carmen Miranda e Bando da Lua Ao Vivo (Evento/Odeon) - com Bando da Lua
1. South American Way (Jimmy McHugh / Al Dubin) 
2. When I Love I Love (Mack Gordon / Harry Warren)
3. Cuanto Le Gusta (Gabriel Ruiz / Vrs. Ray Gilbert) 
4. I Make My Money With Bananas (Ray Gilbert / Aloysio de Oliveira)
5. Cooking With Glass (Aloysio de Oliveira / Ray Gilbert) 
6. I Like You Very Much (I, Yi, Yi, Yi, Yi) (Harry Warren / Mack Gordon) 
7. Aquarela do Brasil (Ary Barroso) 
8. Na Baixa do Sapateiro (Ary Barroso) 
9. Tico-tico no Fubá (Zequinha de Abreu)
10. Quizás, Quizás, Quizás (Osvaldo Farrés) 
11. The Old Piano Roll Blues (Cy Coben) 
12. Chiquita Bacana (João de Barro / Alberto Ribeiro)
13. Aquarela do Brasil (Ary Barroso) 

1999 - The Lady in The Tutti Frutti Hat - Carmen Miranda on Films & Airshots (Harlequim)
1. South American Way (Jimmy McHugh / Al Dubin) 
2. Mamãe Eu Quero (Jararaca / Vicente Paiva) 
3. Bambo Do Bambú (Patrício Teixeira / Donga) 
4. I Like You Very Much (I, Yi, Yi, Yi, Yi) (Harry Warren / Mack Gordon) 
    Chica Chica Boom Chic (Harry Warren / Mack Gordon)
5. Cai, Cai (Roberto Martins) 
6. I Like You Very Much (I, Yi, Yi, Yi, Yi) (Harry Warren / Mack Gordon) 
7. A Weekend In Havana (Harry Warren / Mack Gordon) 
8. Rebola A Bola (Aloysio de Oliveira / Nestor Amaral / Brant Horta)
9. When I Love I Love (Mack Gordon / Harry Warren) 
10. Chattanooga Choo Choo (Harry Warren / Mack Gordon)
11. O Tic-tac Do Meu Coração (Alcyr Pires Vermelho / Valdrido Silva) 
12. Pan American Jubilee 
13. Brazil 
14. You Discover You're In New York 
15. The Lady In The Tutti-frutti Hat
16. Paduca 
17. I Like You Very Much (I, Yi, Yi, Yi, Yi) (Harry Warren / Mack Gordon) 
18. I'm Just Wild About Harry 
19. I Like To Be Loved By You 
20. Give Me A Band And A Bandana 
21. South American Way (Jimmy McHugh / Al Dubin)
22. Voom Voom 
23. Mamãe Eu Quero (I Want My Mama) (Jararaca / Vicente Paiva) 
24. Jimmy Durante Show Excerpts 
25. Jimmy Durante Show Excerpts 
26. Jimmy Durante Show Excerpts 
27. Jimmy Durante Show Excerpts

LIVROS

2005 - Carmen -Uma Biografia (Ruy Castro)
Editora Cia das Letras